loader image
Pesquisar
Close this search box.

Pis/pasep em dobro em 2022

Descubra tudo sobre o Pis/pasep em dobro em 2022, lendo o nosso texto abaixo!
Descubra tudo sobre o Pis/pasep em dobro em 2022, lendo o nosso texto abaixo!

Anúncios

Devido a erros no processamento de dados em 2019, o abono salarial sofreu atrasos para alguns beneficiários e, por conta disso, ficaram algumas dúvidas sobre o pagamento do benefício em 2022, entre elas, se ele será pago em dobro ou não. Recentemente, foi divulgado que o PIS/Pasep poderá ser sacado duas vezes esse ano.

Essa novidade atingirá cerca de 154 mil trabalhadores que tiveram seus dados processados erroneamente, estando o benefício disponível para segundo saque em 2022. Acompanhe o texto e confira todas as informações sobre o PIS/Pasep 2022 em dobro.

PIS/Pasep 2022 em dobro: Confira se você tem direito

O PIS/Pasep 2022 será pago em dobro, no entanto, não são todos os beneficiários que serão contemplados, limitado a apenas um grupo de trabalhadores.

Aqueles que irão receber são os trabalhadores que sofreram com um erro de registro ocorrido em 2019, o que desencadeou um não pagamento do abono salarial daquele ano. Esses trabalhadores totalizam 154 mil pessoas.

O recebimento do abono salarial de 2019 ocorrerá automaticamente na conta poupança da Caixa Econômica Federal, não sendo preciso realizar a solicitação em nenhum canal.

Além disso, outros 230 mil trabalhadores poderão solicitar um segundo saque do PIS/Pasep de 2019, pois o Ministério do Trabalho e Previdência alega que, aproximadamente R$ 208 milhões foram esquecidos por pessoas que tinham o direito a este benefício e acabaram não realizando o saque no prazo estipulado.

Entenda o que é PIS/Pasep

O PIS/Pasep foi criado com o intuito de beneficiar trabalhadores que exerceram em sua carteira de trabalho um determinado tipo de função durante o ano.

O valor que cada trabalhador receberá varia conforme o número de meses que esse beneficiário trabalhou com a carteira assinada durante o ano base do abono.

Lembrando que esse valor pode ser calculado através do aplicativo ou site do programa PIS/Pasep, bastando acessar as plataformas para contar com mais comodidade.

Saiba quem tem direito a este benefício

O PIS/Pasep é destinado para um grupo seleto de pessoas, sendo necessário cumprir alguns pré-requisitos para estar apto a sacar o benefício em 2022. Confira quais são requisitos abaixo:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
  • Já ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Confira o calendário de pagamento

Para receber o PIS 2022, você deverá ficar atento ao calendário, o qual considera o mês de nascimento dos beneficiários. Confira as datas de pagamento abaixo:

Reprodução/TV Jornal

Mas, se você for sacar o PIS/Pasep 2022, deverá ficar atento ao calendário de pagamento que leva em consideração o final da inscrição de cada trabalhador. Confira as datas de pagamento abaixo:

Reprodução/TV Jornal

 

Veja como o benefício PIS/Pasep é calculado

Quem trabalhou durante 12 meses no ano base do abono salarial, receberá o benefício no valor de um salário mínimo, o que atualmente gira em torno de R$ 1.212,00. 

Desse modo, se a pessoa trabalhou metade do ano, esta irá receber metade do valor de um salário mínimo. Vale lembrar que o cálculo pode ser realizado através do aplicativo ou site do programa, além de consultar se você tem ou não direito ao benefício.

Confira os canais para consultar o seu benefício

Para consultar o seu benefício PIS/Pasep 2022, você deverá acessar o aplicativo Caixa Tem, ou o aplicativo Caixa Trabalhador, ou ainda assim, a Carteira de Trabalho Digital. Todos os aplicativos estão disponíveis para Android e IOS.

A consulta do pagamento do PIS/Pasep pode ser realizada através do site do Banco do Brasil, bastando inserir seu CPF ou número de inscrição do benefício para realizar a busca. Esta inscrição pode ser conferida na Carteira de Trabalho do servidor.

Além disso, você também poderá entrar em contato com a central de atendimento do Banco do Brasil para realizar a consulta do seu benefício através dos números 4004-0001 e 0800 0729 0001, ou pelo Alô Trabalhador, no número 158.

Ficou interessado?

Quer ficar por dentro das novidades do mundo das finanças? Então, continue no nosso site e acesse outro texto que preparamos para você clicando no botão abaixo:

Related Posts: