loader image
Pesquisar
Close this search box.

Como planejar investimentos para 2023! Confira

Confira como planejar investimentos para 2022, lendo o nosso texto a seguir!
Confira como planejar investimentos para 2022, lendo o nosso texto a seguir!

Anúncios

Como muitas pessoas têm dificuldades em começar suas atividades no mundo do investimentos, decidimos preparar algumas dicas para que você tenha um plano no início dessa sua jornada. 

Mas, para isso, precisamos voltar um pouco no tempo para sabermos como estão as atuais tendências no mercado.

Principais tendências de investimento em 2023

Investimentos 2023

Em 2019, houve uma valorização dos ativos de renda variável, com destaque para fundos de ações, embora muitas pessoas tenham se arriscado demais por conta da alta, mesmo sem muitos planejamentos.

Já em 2020, o público investidor, de forma geral, procurou manter um perfil mais seguro, sem se arriscar muito. Além disso, muitas pessoas aprenderam do jeito difícil a importância de ter uma reserva de dinheiro. 

Quanto ao ano passado, 2021, diversificar o portfólio de investimentos foi algo essencial para que houvesse uma aplicação de forma consciente. 

Já que tivemos uma grande alta do dólar, inflação generalizada no Brasil e no mundo, alta do mercado de criptomoedas e de startups, além dos tão populares bancos digitais – as chamadas fintechs e também outros acontecimentos. 

É por conta dessas várias situações, que é  importante variar os investimentos, especialmente para quem está começando e ainda não entende muito.

Assim, para 2023, a tendência é a mesma. Diversificar os investimentos sempre que possível, sempre considerando seu perfil de risco e seus objetivos. Dessa forma, presume-se que o planejamento é muito importante antes de investir corretamente. 

Especialmente esse ano, que temos várias incertezas, como as eleições – que certamente irão abalar a economia, o que nos leva a perspectivas preocupantes para o mercado, quando analisamos macroeconomicamente. 

Por isso, daremos algumas dicas para que você possa maximizar seus investimentos no ano de 2023! Confira:

Controle sua vida financeira

Antes de pensar em começar a se planejar, você precisa conhecer seus gastos. O ideal é montar uma planilha com todas as suas entradas e saídas, salário, água, aluguel, energia etc.

Isso é importante para que você veja onde pode economizar de forma eficiente e assim construir uma reserva de dinheiro, importante para os tempos atuais. 

Construa um fundo de emergência

Como acabamos de falar, é importante ter pelo menos algum dinheiro guardado em caso de uma emergência, seja de saúde, necessidade de reparar o carro, etc. A quantia varia um pouco de pessoa para pessoa, mas, de forma geral, o ideal é o valor de 6 meses de sua receita.

No entanto, isso pode variar, por exemplo, se você for um funcionário público terá muita estabilidade e poderá diminuir isso para 3 meses, mas, se for autônomo, pode aumentar para 12 meses. 

E já que é um dinheiro de emergência, opte por investimentos seguros e que sempre esteja acessível, como os CDBs. 

Varie o seu portfólio 

Agora, você precisa variar seus investimentos e, também, aplicar mensalmente um valor para o complemento de sua renda na aposentadoria. 

Monte uma carteira com vários ativos, mesmo que não tenham nenhuma relação. Investimento em renda fixa e variável, ativos internacionais e criptomoedas estão entre as opções. 

Quando você estiver em uma posição financeira um pouco mais confortável, poderá procurar pela assistência de um consultor de investimento, para ajudar a planejar melhor seus investimentos. 

Objetivos

Tenha em mente seus objetivos, considerando os materiais (casa, carro, etc.) e nem tão materiais (família e filhos), levando em conta o que você deseja adquirir ao longo da sua vida. 

É interessante que você tenha isso anotado, para que possa acompanhar o seu progresso até atingir cada um desses objetivos.

Além disso, por mais que doa no coração, é hora de separar a realidade do sonho. Tenha objetivos realistas e que estão ao seu alcance, de forma a não comprometer sua reserva de emergência e sua aposentadoria. 

Se planeje e invista mensalmente em ativos que lhe retornarão o valor que precisa para conseguir atingir aquele objetivo, no tempo hábil que deseja alcançá-los. Naturalmente, sempre leve em conta seu perfil de risco.

Estude sobre o assunto

Você não precisa se tornar um doutor em economia para investir, mas, é importante que sempre acompanhe as notícias e novidades do assunto para entender seu comportamento, bem como sempre procure conhecer novas ideias sobre esse mundo, assim, poderá realizar as escolhas mais conscientes. 

Related Posts:

Blog

Blog Post Title

Blog post excerpt [1-2 lines]. This text is automatically pulled from your existing blog post.

Read More