loader image
Pesquisar
Close this search box.

Saque extraordinário do FGTS: Descubra todas as informações!

Saque extraordinário do FGTS: Descubra tudo sobre, lendo o nosso texto a seguir!
Saque extraordinário do FGTS: Descubra tudo sobre, lendo o nosso texto a seguir!

Anúncios

Se você é trabalhador, com certeza, já ouviu falar sobre o FGTS, que nada mais é do que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, criado especificamente para proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Felizmente, você consegue uma parte desse valor mesmo sem ter sido demitido.

Na última quarta-feira, dia 18 de maio, a Caixa liberou o saque extraordinário para quem nasceu no mês de junho e está seguindo o calendário de acordo com o que foi publicado anteriormente. Mas, afinal, o que é o saque extraordinário?

O saque extraordinário e quem tem direito

O saque extraordinário tem a ver com uma parcela do valor disponível do seu FGTS, que você tem direito a sacar mesmo sem ter sido demitido. O valor liberado pela Caixa é de até R$ 1 mil conforme a soma dos seus saldos disponíveis, não podendo ultrapassar essa quantia.

Esse valor será debitado na conta poupança da Caixa, criada pela própria instituição para os trabalhadores, além disso, todos que possuem conta ativa ou inativa do FGTS têm direito a essa liberação de saldo. E o melhor é que você consegue realizar a verificação e controle do seu saldo de forma online.

Até o momento, a Caixa informou que irá beneficiar cerca de 42 milhões de trabalhadores no país, distribuindo um valor de cerca de R$ 30 bilhões para quem tem direito a esse saque extraordinário.

Calendário da Caixa para os demais pagamentos

A Caixa liberou o saque extraordinário para os nascidos no mês de julho, mas não se preocupe que, se você faz aniversário em outros meses, também terá direito ao saque. Segundo a instituição, este é o calendário de liberação do valor:

  • Janeiro: 20 de abril;
  • Fevereiro: 30 de abril;
  • Março: 4 de maio;
  • Abril: 11 de maio;
  • Maio: 14 de maio;
  • Junho: 18 de maio;
  • Julho: 21 de maio;
  • Agosto: 25 de maio; 
  • Setembro: 28 de maio;
  • Outubro: 1º de junho;
  • Novembro: 8 de junho;
  • Dezembro: 15 de junho.

Todos os anos o valor do saque extraordinário começa a ser liberado no dia 20 de abril e segue o calendário segundo o que é publicado pela Caixa.

Quando o benefício será bloqueado e como reverter a situação?

Infelizmente, não são todos os trabalhadores que terão direito a receber o saque extraordinário agora, mesmo que o mês do seu aniversário seja contemplado. Dessa forma, existem alguns fatores principais pelos quais pode acontecer o bloqueio da liberação desse valor, são eles:

  • Determinação judicial para o bloqueio;
  • Pedido de devolução do valor recolhido, feito pelo empregador;
  • Dados incompletos ou incorretos no seu cadastro na Caixa;
  • Contratação de operação de crédito com antecipação do Saque Aniversário.

Em alguns casos, é possível corrigir esse problema diretamente no aplicativo do FGTS e, em outros, é preciso entrar em contato com a Caixa para entender exatamente qual o problema. Em qualquer situação, comece fazendo o download do aplicativo App FGTS para o seu smartphone e faça login na sua conta.

Na opção Saque extraordinário, disponível no menu principal, você precisará realizar a confirmação ou atualização dos seus dados pessoais e selecionar a opção de realizar a liberação do saque. 

Caso os seus dados não sejam o problema, nessa mesma aba você consegue contato com a Caixa ou através do número 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800 104 0104 para demais regiões.

O que fazer com o valor do saque extraordinário?

Muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que pode ser feito com o valor do saque extraordinário, mas isso não é motivo para preocupação. Como o valor do saldo fica disponível na sua conta poupança da Caixa, você consegue realizar inúmeras operações pelo aplicativo Caixa Tem.

Pelo aplicativo, você consegue utilizar o cartão de débito para efetuar o pagamento de contas ou realizar outros pagamentos digitais, além de transferir o valor do seu saldo para uma conta em outro banco para utilizar da forma que preferir e, tudo isso, sem precisar sair da sua casa. 

Qualquer dúvida em relação ao saque ou como realizar a transferência do seu saldo de uma conta para a outra, basta entrar em contato com a Caixa nos canais de atendimento já citados anteriormente. 

Related Posts: